Bancários aprovam pauta e definem eixos de luta para a campanha salarial 2026

A 28ª Conferência Nacional dos Bancários foi encerrada com a aprovação da pauta de reivindicações que orientará a Campanha Salarial 2026. O encontro reuniu 680 delegados de todo o país, incluindo representantes da Bahia e Sergipe, para debater e consolidar as principais demandas da categoria.

Entre as prioridades aprovadas estão o reajuste real de 5% nos salários e demais verbas, como PLR, vale-alimentação e vale-refeição, o fim das metas abusivas, a manutenção do atual modelo de participação nos lucros e resultados (PLR), a preservação dos direitos já conquistados e da mesa única de negociação nacional.

A categoria também defende a proteção dos empregos bancários, o fortalecimento dos bancos públicos, uma distribuição mais justa dos ganhos gerados pela tecnologia e o combate ao monitoramento excessivo dos trabalhadores em regime de teletrabalho.

Além das reivindicações econômicas, os bancários aprovaram eixos de luta política voltados à regulação do sistema financeiro, à segurança tecnológica para os clientes e ao fortalecimento da organização sindical. A pauta será entregue à Fenaban e servirá de base para as negociações da campanha salarial de 2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *