Direção da Feebbase aprova plano de ações para 2024

A direção plena da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe se reuniu nesta sexta-feira (22/3), em Salvador, para avaliar as ações do ano passado, além de aprovar um calendário de atividades para 2024. O evento começou com um minuto de silêncio em memória de Eduardo Navarro, diretor de Política Sindical e ex-presidente, que faleceu na última quarta-feira (20) e recebeu diversas homenagens dos participantes.

O Conselho de Representantes também se reuniu e aprovou a prestação de contas de 2023 e a previsão orçamentária para 2024, seguindo o parecer elaborado pelo Conselho Fiscal, que recomendava a aprovação.

O convidado especial da reunião foi o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, que fez uma atualização sobre como andam as discussões com o governo federal, Congresso Nacional e empresariado das demandas da classe trabalhadora, que inclui temas como a valorização do salário mínimo e financiamento das entidades sindicais. Em sua fala, ele conclamou também os bancários a participarem ativamente da luta política, apoiando candidaturas e parlamentares que defendam as pautas dos trabalhadores.

A reunião contou ainda com informes dos representantes nas comissões de organização dos empregados do Bradesco, Itaú, Santander e Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Os diretores de Formação e do Jurídico e as diretoras de Saúde e Assuntos de Gênero também expuseram os planejamentos das pastas.

Ao final, os participantes aprovaram o calendário de atividades para 2024, que inclui os encontros da diversidade, das mulheres e da juventude, além da 26ª Conferência Bahia e Sergipe, que acontecerá nos dias 04 e 05 de maio, em Salvador. Entre as propostas aprovadas estão também a realização do encontro dos dirigentes sindicais do Bradesco, Itaú e Santander, um seminário jurídico e uma plenária para discutir saúde, em datas ainda não definidas.

A direção da Federação se comprometeu também com a realização do encontro a inclusão, no segundo semestre, e com a continuidade do investimento no processo de formação dos dirigentes sindicais.

“Nós realizamos a reunião de diretoria plena com muita unidade, apesar do ambiente de tristeza em função da morte do nosso amigo, camarada e irmão Eduardo Navarro. Fizemos um bom debate e discutimos vários temas sobre a organização dos trabalhadores e dos bancários. Discutimos as questões nacionais e aprovamos todas as propostas de forma unânime. Foi uma reunião bastante produtiva, onde foi reafirmada a necessidade de maior envolvimento dos dirigentes com o mandato, com o compromisso com a representação sindical e também com a formação. Então, nós encerramos a nossa reunião nesse ambiente de muita unidade, de muita tranquilidade, de harmonia”, destacou o presidente da Feebbase, Hermelino Neto.

Confira o calendário aprovado:

16 de março – 7º Encontro das Bancárias da Bahia e Sergipe

21 de março – Reunião do Conselho dos Presidentes e do Conselho Fiscal;

22 de março – Reunião da Diretoria da Federação;

13 de abril – 1° Encontro da Diversidade da Bahia e Sergipe;

04 e 05 de maio – 26ª Conferência Bahia e Sergipe e Encontros por banco;

04, 05 e 06 de junho – Encontros nacionais dos funcionários do BB e da Caixa;

06 de junho – Encontros Nacional dos bancos privados;

07, 08 e 09 de junho – 26ª Conferência Nacional dos Bancários;

13 de julho – 9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *