Reunião Entre COE/Itaú-Unibanco e Direção do Banco Itaú-Unibanco S.A. Debate Pautas Cruciais para os Trabalhadores

Representantes da Comissão de Organização dos Funcionários do Banco Itaú-Unibanco (COE/Itaú-Unibanco) participaram de uma reunião decisiva nesta quarta-feira, nas instalações do Centro Empresarial Itaú Conceição (CEIC), em São Paulo. O encontro abordou diversas pautas essenciais que impactam diretamente a vida dos trabalhadores, refletindo as preocupações e demandas apresentadas pelo movimento sindical.

A agenda da reunião contemplou tópicos cruciais, incluindo a Agenda de Reunião para 2024, Gera, SQV (Satisfação no Trabalho), Fechamento de Agências, Cláusula 87, Adoecimento/Assédio e Programa de Retorno.

Andréia Sabino, representando a Federação dos bancários da BA e SE, presente no encontro, destacou a importância das discussões e ressaltou:“Conseguimos discutir com o banco a necessidade de organizar uma agenda para o primeiro semestre. Temos assuntos urgentes que impactam diretamente o dia a dia dos colegas. Cobramos do banco mais agilidade para atender às demandas apresentadas pelo movimento sindical. Não podemos permitir que os problemas fiquem sem respostas. São milhares de trabalhadores aguardando melhores condições de trabalho, menos metas adoecedoras e menos afastamentos.”

Principais Pontos Discutidos:

1. Emprego:

A COE expressou preocupação com o fechamento de agências e demissões, enfatizando a importância de preservar os postos de trabalho e garantir a estabilidade dos profissionais.

Reivindicação de uma listagem de demissões pelos representantes dos trabalhadores.

Cobrança pela revisão das metas de agências, considerando descontos mais atrativos pelo aplicativo em comparação ao atendimento presencial.

Reclamação sobre a desconexão do IUconecta para trabalhadores afastados, impactando o envio de documentos necessários nessa fase.

Preocupação com o alto número de advertências e o uso do celular próprio do bancário para atingir metas.

2. Saúde:

Cobrança pelo prosseguimento das negociações das cláusulas 61 e 87 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), abordando prevenção de conflitos, assédio moral, canais de denúncia e formas de acompanhamento de metas pelos bancos.

Reclamação sobre as clínicas médicas do Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional (PCMSO) do Itaú.

3. Diversidade:

Cobrança por discussões periódicas para avançar em questões relacionadas à diversidade.

4. ACT CCV:

Apresentação da proposta de atualização da Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) pelo Banco Itaú, visando resolver pendências trabalhistas antes de recorrer à Justiça.

O agendamento da próxima reunião ficou marcada para 28 de fevereiro, já com o Grupo de Trabalho (GT) de saúde para 15 de março.

Fonte: Contraf Cut (https://contrafcut.com.br/)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *