A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) se reuniu com a direção da Caixa nesta quinta-feira (1º/8), por videoconferência, para dar continuidade às negociações específicas da campanha nacional 2024. No centro do debate, o artigo 4º da pauta de reivindicações, que trata das designações de função.
A CEE cobrou mais uma vez da Caixa o fim da designação de caixas, tesoureiros e avaliadores de penhor por minuto. Reivindicando que os bancários que trabalham nesta modalidade sejam efetivados nas funções, inclusive sem a necessidade de processo seletivo interno (PSI), uma vez que já cumprem as tarefas do cargo. Isso evitaria a diferença salarial entre dois trabalhadores que desempenham a mesma atividade.
A reivindicação de igualdade de remuneração contempla também outras funções. O parágrafo sexto do artigo quatro da pauta diz que “a Caixa equiparará a remuneração de todas as funções gerenciais das agências físicas e digitais, que atualmente têm remuneração inferior aos atuais Gerentes de Carteira, à remuneração dessa função/cargo comissionado, incluindo o pagamento referente ao porte das unidades.”
O parágrafo sétimo, diz que “a Caixa equiparará as funções de Assistentes nas agências e superintendências executivas de varejo com a de assistente da superintendência regional.”
“Hoje, temos na Caixa uma situação que pode gerar um passivo mais adiante. Os assistentes de varejo lotados nas SEVs têm a mesma responsabilidade e tarefas do que os Assistentes das SRs. Se fazem o mesmo serviço e têm a mesma responsabilidade, precisam ter a mesma remuneração”, cobrou o representante da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza.
No parágrafo oitavo, o pedido é para a equiparação entre a função de Gerente Executivo de Varejo com a função de Gerente de Rede.
Ao final da reunião, a CEE voltou a cobrar participação no debate da proposta de equacionamento do déficit do plano REG/Replan, da Funcef.
“Foi uma reunião importante, porque tratamos de questões específicas da Caixa e que são muito importantes, porque atingem um grande segmento da categoria: os caixas, tesoureiros e avaliadores de penhor. Vamos seguir esperando o processo, com a apresentação de propostas concretas, como a Caixa se comprometeu a apresentar”, ressaltou Emanoel Souza.