Funcionários do BB cobram nova tabela do PIP

As entidades representativas dos bancários voltaram a cobrar da direção do Banco do Brasil mudanças nos critérios de cálculo da Pontuação Individual do Participante (PIP) na Previ. A alteração na tabela vai permitir aos associados ao plano Previ Futuro somarem mais recursos à aposentadoria.

Esta é uma reivindicação antiga dos funcionários do BB, porque, desde 1998, quando o plano Previ Futuro foi criado, não houve alteração da metodologia de cálculo, mesmo após várias alterações nos planos de cargos e salários.

Com a alteração da tabela, mais trabalhadores teriam a oportunidade de somar mais recursos à aposentadoria, uma vez que a PIP impacta na contribuição adicional, conhecida como 2B, que pode variar de 1% a 10% do salário de participação dos associados do Previ Futuro (à medida que ocorre a evolução na carreira), com o BB contribuindo com o mesmo percentual que o participante. Da forma como a PIP se encontra hoje, apenas executivos com altos salários têm conseguido obter 10% na parte 2B.

A direção do BB chegou a apresentar uma proposta para a nova tabela PIP em uma reunião com o movimento sindical em outubro, mas não houve nenhum avanço depois disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *