Boa notícia para as funcionárias do Banco do Brasil beneficiárias da ação coletiva de nº 001319-36.2017.05.0036, que trata do intervalo de 15 minutos dado às mulheres. A homologação do acordo foi agendada para o dia 4 de novembro, tendo em vista que a proposta já foi aprovada pela governança da empresa.
A notícia foi dada durante audiência entre o Sindicato dos Bancários da Bahia e o BB, nesta terça-feira (08/10), no Cejusc (Centro de Conciliação) de 1º grau da Justiça do Trabalho. Uma vez homologado e efetivado o depósito judicial, o SBBA iniciará o pagamento. A proposta foi aprovada pelas trabalhadoras do BB em assembleia, em 29 de agosto. O advogado Pedro Pitanga também participou da audiência.
Na oportunidade, os representantes da entidade cobraram a inclusão de 32 novos nomes que apresentaram documentação posteriormente à publicação da lista e que cumpres os requisitos da ação.
Intrajornada
Na mesma audiência, o Sindicato cobrou ao BB apresentação de proposta do referente à ação 0001164-33.2012.5.05.0028, que diz respeito ao intervalo intrajornada /função de 6 horas (indenização de 1 hora). O diretor Jurídico do Sindicato, Fábio Lédo, salientou a necessidade de celeridade na apresentação da proposta, por conta do longo tempo em negociação e a expectativa criada pelas funcionários do banco com relação a uma solução do processo.
Entretanto, o BB argumentou que diante da complexidade e do número de bancários envolvidos, aproximadamente 4 mil, ainda está refazendo as contas por causa das inconsistências apontadas pelo Sindictado nos cálculos anteriormente apresentados pela empresa. Assim, foi agendada nova audiência para 25 de novembro.
Fonte: Bancários Bahia