Bancários da Bahia e Sergipe lotam plenária para debater propostas dos bancos

Bancários da Bahia e Sergipe participaram da plenária realizada na noite deste quarta-feira (4/9), para discutir as propostas de acordo da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), Banco do Brasil, Caixa e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

A sala virtual atingiu rápido sua capacidade máxima, de mil pessoas, mostrando o interesse dos trabalhadores em debater e tirar dúvidas sobre as propostas apresentadas pelos bancos na mesa de negociação.

Ao longo da reunião, o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase), Hermelino Neto, apresentou a proposta da Fenaban e falou sobre as negociações gerais, juntamente com o presidente do Sindicato de Sergipe, Adilson Azevedo, e o presidente em exercício do Sindicato da Bahia, Elder Perez, que também integram o Comando Nacional dos Bancários.

Logo em seguida, as propostas nos bancos públicos foram apresentadas pelos representante da Feebbase em cada comissão dos funcionários: Waldenir Brito no BNB, Fábio Ledo no BB e Emanoel Souza na Caixa.

A plenária durou quase três horas e foi extremamente democrática. Todas as pessoas que quiseram falar, puderam expressar sua opinião. “A Federação cumpriu o seu papel, esclareceu e orientou a categoria. Nós temos direção e sabemos da importância da Convenção Coletiva de Trabalho, principalmente para os bancários dos bancos privados, que estão enfrentando demissão, assédio moral, assédio sexual, problema de adoecimento, agências sendo fechadas e a diminuição da categoria”, afirmou o presidente da Feebbase, Hemelino Neto.

Ele ressaltou também a importância de cuidar da CCT, que completando 32 anos. “Nós teremos outros desafios, por isso que a gente apontou pela aprovação das propostas da Fenaban, do Banco do Brasil e do BNB. Na Caixa Econômica, a gente vai fazer uma nova plenária amanhã para debater a minuta”, acrescentou Neto.

Plenária da Caixa

Como a minuta sobre o acordo coletivo da Caixa foi disponibilizado pelo banco apenas no início da noite, a Federação e os sindicatos decidiram realizar uma nova plenária virtual nesta quinta-feira (5/9), às 17h, exclusivamente para debater a proposta da Caixa.

O link de acesso será disponibilizado pela Feebbase e os sindicatos ao longo do dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *