Após mais de dois meses e 13 rodadas de negociação, os bancários conquistaram uma proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). O processo negocial foi duro e os bancos tentaram dividir a categoria, retirar direitos e impor um reajuste inferior à inflação.
A última rodada de negociação durou mais de 30 horas, começando na sexta (30) e terminando no sábado (31), quando, finalmente, os bancos apresentaram um reajuste de 4,64% para os salários e todas as verbas. Com esse percentual, o ganho real previsto à categoria em 2024 será de 0,7%. Juntando 2024 e 2025, o ganho real será de pelo menos 1,31%, podendo ficar acima disso, a depender do INPC.
Além das cláusulas econômicas, a proposta incluem avanços também em várias cláusulas sociais, como combate ao assédio sexual e moral, igualdade salarial, censo da categoria, dentre outros. A CCT dos bancários tem 140 cláusulas.
Clique aqui e confira a minuta da proposta de renovação da CCT dos bancários, que será votada pela categoria nas assembleias desta quarta-feira, 4 de setembro.