Coletivo debate pautas de interesse dos bancários no Congresso

 

A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase) participou da reunião do Coletivo Nacional de Relações do Trabalho, realizada nesta quarta-feira (6/12, por videoconferência. Os participantes fizeram um balanço dos principais temas e pautas de interesse da categoria bancária, que tramitaram no Congresso nacional em 2023.

No encontro, o assessor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP0 Neuriberg Rêgo expos as dificuldades do governo Lula em relação ao Congresso Nacional neste primeiro ano de mandato. Segundo ele, a posição do Centrão é de barganha constante para todos os projetos de interesse nacional.

A reunião abordou também os desafios para o movimento sindical em 2024, na pauta das relações trabalhistas. Segundo Eduardo Navarro, representante da Feebbase na reunião, “Será um ano mais difícil para a categoria bancária haja vista que a composição do congresso tem 70% de parlamentares de direita ou de extrema-direita que, em essência, são contra os trabalhadores. Neste sentido, os sindicatos deverão fazer muita pressão política seja em Brasília ou nos seus próprios estados”.

Entre as pautas que serão analisadas pelo Congresso em 2024 estão projetos que dificultam o direito de greve; que estabelecem o trabalho bancário aos sábados e domingos; os que regulam as CGPAR 42 e 49; a isenção ou não da tributação da PLR, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *