Quem não foi o 6º Encontro das Bancárias da Bahia e Sergipe, realizado no sábado (25/11), perdeu uma grande oportunidade de debater temas importantes, de compartilhar experiência e aprender muito sobre o histórico da luta das mulheres por direitos, contra a violência e por igualdade de oportunidades no trabalho. O Encontro aconteceu no Dia Internacional de Eliminação/combate à violência contra a Mulher, uma data muito importante.
“O evento foi muito representativo, com a participação de 97 mulheres e 22 homens de diversas bases sindicais. Desde sua organização foi pensado para propiciar as condições para que todas pudessem participar dos debates, com a disponibilização de uma creche para acolher as crianças, garantindo diversão e segurança durante todo o dia”, afirmou a diretora para Assuntos de Gênero da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Nancy Andrade.
A Federação disponibilizou também um espaço onde as bancárias puderam desfrutar de massagens relaxantes, além de se maquiar e receber dicas de beleza antes do início dos debates.
“Estou muito feliz por estarmos juntas, fora do ambiente de trabalho, para falarmos sobre questões que nos são muito importantes. Esse momento foi criado para sermos ouvidas, para tirar nossas dúvidas e mostrar às nossas colegas que não puderam estar aqui, que Sindicato também é espaço de mulher. Espaço onde luta-se por questões financeiras e questões da sociedade. A transformação da sociedade só é capaz com a participação de homens e mulheres”, destacou Nancy logo no início do evento.
A mesa de abertura contou com a participação do presidente da Federação, Hermelino Neto; da deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), da assessora especial da Presidência da República, Ivânia Pereira; dos presidentes dos sindicatos da Bahia, Augusto Vasconcelos, de Ilhéus, Rodrigo Cardoso, além da representante da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia Lívia Borges e de Ana Cristina, que representou a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB-BA), que depois também compareceu ao evento. A presidente da CTB Bahia Rosa de Souza, também prestigiou a primeira parte do Encontro.