Sindicato e Federação parabenizam os bancários e bancárias

O Sindicato dos Bancários de Jequié e Região e a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe parabenizam a categoria pelo seu dia, comemorado nesta terça-feira, 28 de agosto. Este ano, a data será celebrada em plena campanha nacional, que marca a luta da categoria em busca de mais diretos e melhores condições de trabalho.

A categoria se prepara mais uma vez para decidir os rumos desta luta, com a realização de assembleias em todo país nesta quarta-feira (29), para votar as propostas de acordo apresentadas por bancos públicos e privados. A orientação do Comando Nacional é de aceitação, mas a decisão cabe aos trabalhadores.

A data tem origem na greve dos bancários de 1951. A categoria reivindicava 40% de reajuste salarial, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço, mas os bancos ofereceram bem menos. As diversas tentativas de negociação fracassaram e os trabalhadores recusaram o dissídio coletivo. Após 69 dias de paralisação, a categoria conseguiu junto aos banqueiros reajuste de 31%.

Após o término da paralisação, a repressão foi ainda mais acentuada: centenas de trabalhadores foram demitidos e as comissões por bancos foram arruinadas pelos banqueiros. Isso não desanimou a categoria, que permanece até hoje como exemplo de luta para os trabalhadores.

A greve, realizada em 28 de agosto de 1951, foi a primeira contra o decreto 9.070 da ditadura do Estado Novo, que proibia greves e movimentos sindicais dos trabalhadores, e acabou por marcar a data como uma comemoração dos trabalhadores bancários.

Parabéns a todos os bancários e bancárias pelo seu dia!