Bancários da Bahia e Sergipe em defesa das estatais

Bancários dos estados da Bahia e Sergipe se uniram a outras categorias profissionais nesta quinta-feira (5/7) no Dia Nacional de Luta em Defesa das Empresas Públicas e da Soberania Nacional. Nos protestos, os trabalhadores denunciaram as ações do governo golpista de Michel Temer, que quer privatizar empresas importantes como a Petrobras, Caixa e Eletrobrás, além de diminuir o papel social de muitas outras estatais. Foram realizados protestos em Aracaju, Itabuna e Salvador.

Em Aracaju, o Sindicato de Sergipe realizou atividades em diversas agências da capital e também na região Centro Sul do estado. Uma das manifestações aconteceu em frente a agência Serigy da Caixa Econômica e contou com a participação da presidenta Ivânia Pereira e também do presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto.

Em sua fala, Neto enfatizou a necessidade de mobilização da classe trabalhadora diante do cenário de ataques aos direitos em curso no país. “Nos últimos anos, a Caixa Econômica, através de Programas Federais, foi de fundamental importância para o desenvolvimento do país e agora, o governo golpista quer entregar a instituição nas mãos de parlamentares e banqueiros. A Caixa pertence ao povo brasileiro e nós precisamos lutar por um banco forte e 100% público”, declarou.

Itabuna

5.7 dia de luta estatais itabuna 7e0eb

Diretores do Sindicato dos Bancários de Itabuna se juntaram aos comerciários e ao vereador Jairo Araújo (PCdoB) em uma grande manifestação em frente à Caixa Econômica Federal, no Centro, para denunciar o entreguismo do governo Temer e conclamar a população a se unir ao movimento em defesa das empresas estatais.

Salvador

5.7 dia de luta estatais salvador bb 72baa

Em Salvador, o Sindicato da Bahia percorreu as agências da Caixa, BNB e Banco do Brasil, no Comércio, e chamou atenção da categoria e sociedade para o desmonte orquestrado pela agenda neoliberal do governo Temer que entregar ao grande capital todo o patrimônio nacional.

5.7 dia de luta estatais salvador bnb dfb49