Manifestação na Câmara dos Deputados em defesa da Caixa

Uma manifestação promovida pela Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos aconteceu nesta terça-feira (17), no Salão Verde da Câmara dos Deputados, onde reuniu parlamentares, representantes da sociedade civil e entidades dos empregados da Caixa. O objetivo foi protestar contra a abertura de capital do banco.

frente larlamentar caixa alice dd897

Uma frente ampla de mobilização em defesa da Caixa 100% pública foi constituída. O protesto contou com faixas, cartazes e outros materiais da campanha “Defenda a Caixa você também”. Entre os participantes, estavam Paulo Vinícius, representantes da CTB, Alice Portugal, deputada federal pelo PCdoB-BA, e Júlia Louzada, representante da União Nacional dos Estudantes (UNE) e do Levante Popular da Juventude.

Em seu discurso Paulo Vinícius conclamou a todos a defenderem a Caixa 100% pública pela sua importância no desenvolvimentos de políticas públicas e sociais. Para a deputada Alice Portugal, não se trata apenas de privatização, mas de quebra de soberania e de desnacionalização: “Diante de todas essas ameaças, cada vez maiores e mais frequentes, oferecemos nosso apoio e solidariedade à mobilização em defesa da Caixa 100% pública”, apoiou. Ela conclamou parlamentares e sociedade a defenderem a Caixa como classe trabalhadora, pois só dessa maneira dará para combater essa política de desmonte do Estado brasileiro. “A hora é agora”, admitiu.

Júlia Louzada, representante da União Nacional dos Estudantes (UNE) e do Levante Popular da Juventude disse que a defesa de uma educação pública e gratuita tem relação direta com a defesa da Caixa 100% pública. Ambas as mobilizações, segundo ela, são herdeiras de um povo guerreiro. “A Petrobras e a Caixa Econômica Federal são patrimônio do povo brasileiro, e não vamos permitir que sejam privatizadas”, observou.

Com informações da Fenae