Sindicato dos Bancários adere à campanha de prevenção ao suicídio

O Sindicato dos Bancários de Jequié e Região aderiu à Campanha “Setembro Amarelo” com o objetivo de alertar a categoria bancária sobre a realidade do suicídio e suas formas de prevenção. 

De acordo com estudo publicado, em 2009, pela Universidade de Brasília (UnB), entre 1996 e 2005, 181 bancários cometeram suicídio no Brasil. Uma média de um a cada 20 dias.

Dentre as principais causas do suicídio entre bancários estão a cobrança abusiva por metas e o assédio moral.

Segundo o estudo da UnB, pressões no ambiente de trabalho podem desencadear depressão e síndrome do pânico, distúrbios capazes de levar a pessoa a perder a vontade de viver.

Nos dias de hoje, o suicídio é considerado um problema de saúde pública mundial. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS.

FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO 

A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. Porém, é necessário a pessoa buscar ajuda de quem está à sua volta. 

Por isso, é importante que a família fique atenta aos comportamentos principais de quem pensa em se matar. Os principais sintomas são depressão, desesperança, desamparo e desespero. 

Caso note alguém com este comportamento, a ajuda pode começar em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Se necessário, o paciente será encaminhado a um médico especializado.

OUTRAS DICAS PARA COMBATER A IDEAÇÃO SUICIDA

– Psicoterapia;

– Consultar um nutrólogo;

– Apoio familiar;

– Suporte espiritual;

– Não se isolar;

– Evitar filmes, programas e noticiários negativos.